boneco
O deputado estadual Lucas Redecker manifestou-se na tarde desta terça-feira (05) sobre o aniversário do município de Novo Hamburgo, que completou 84 anos hoje. Pouco antes da abertura da sessão plenária, Redecker prestigiou a abertura da exposição sobre Novo Hamburgo na Galeria dos Municípios. 

Durante o Grande Expediente em homenagem ao aniversário da cidade, Lucas Redecker disse, em nome do PSDB e do PPS, que falar de Novo Hamburgo é falar da vida de grande parte das pessoas presentes no plenário na ocasião. Novo Hamburgo, na opinião do deputado, é uma cidade pujante, formada por pessoas trabalhadoras, não só que nasceram na cidade, mas que escolheram Nova Hamburgo para viver. “Eu tenho orgulho e me sinto feliz de representar Novo Hamburgo, que é tão importante para o Estado que tem vários representantes aqui nesta Assembleia”, disse. O deputado também reafirmou seu compromisso com o município. 

Exposição segue até a sexta-feira 

A exposição na Galeria dos Municípios segue até a próxima sexta-feira (8), com sapatos, bolsas e painéis com fotos e informações sobre a Capital Nacional do Calçado, destacando os roteiros comercial, religioso, rural e histórico-cultural. Além disso, está sendo divulgada a programação completa alusiva aos 84 anos de emancipação de Novo Hamburgo. As atividades seguem até o final do mês e incluem bailes e espetáculos musicais. 

Saiba mais sobre Novo Hamburgo  

Novo Hamburgo localiza-se a 40 km da Capital do Estado e é o maior polo comercial da região. Anualmente, o município promove a Fenac (Feira Nacional do Calçado), um dos principais eventos do Vale do Rio dos Sinos. Novo Hamburgo também é palco da Fimec (Feira de Máquinas para Calçados), Courovisão e Ecovisão. 

Banhada pelo Rio dos Sinos, a cidade compreende uma área de 223,06 km², contando com uma população de 239. 051 habitantes. Os primeiros imigrantes, açorianos, chegaram à região no século XVIII. Em 1824, começaram a chegar também imigrantes alemães. Na seqüência, foram formados núcleos urbanos. Um deles, que recebeu o nome de Hamburger Berg, localizado onde hoje fica o bairro Hamburgo Velho, deu origem à atual cidade. 

A arquitetura de Novo Hamburgo inclui um vasto patrimônio histórico. Em Hamburgo Velho, no chamado centro histórico, são encontradas edificações feitas com a técnica enxaimel, típica dos primeiros imigrantes alemães, como o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser e a Casa Kayser. Também há obras do arquiteto alemão Ernst Seubert, entre elas a Igreja dos Reis Magos e a Igreja Nossa Senhora da Piedade. Outras construções de interesse histórico e cultural podem ser apreciadas na rua General Osório, que liga Hamburgo Velho ao atual Centro da cidade.