Há mais de dez anos a região Metropolitana e o Vale dos Sinos sonham com a RS-010. As últimas notícias, porém, dão a certeza de que a obra está cada vez mais longe da realidade. Ao determinar ao Daer que inicie o trâmite de um novo projeto para a rodovia, o governador Tarso Genro praticamente sepulta a possibilidade de tirar a RS-010 do papel. Somados, os levantamentos técnicos devem levar, ao menos, mais de um ano até estarem concluídos, sem contar o lançamento do edital, a licitação, e assim por diante.

Há um outro agravante. A RS-010, através de Parceria Público-Privada, não consta no Plano Plurianual (PPA), e o governo sabe disso. Se houvesse interesse na obra, ela deveria ter sido incluída na revisão do PPA no ano passado, o que não ocorreu. Então, ao dizer que fará a estrada através de PPP, o governador se contradiz, pois isto não será possível.

Se a RS-010 é tão importante para o governo, como querem nos fazer acreditar, por que não fizeram as correções necessárias no projeto já no primeiro ano de mandato? Por que, dois anos depois, continuamos debatendo os mesmos problemas? Existe apenas uma resposta para isso: a inoperância deste governo, que ainda não disse a que veio e tem agido da mesma forma em outras áreas prioritárias.

O governo faz jogo de cena e de tempos em tempos faz anúncio para dizer que está trabalhando. Tenho a convicção, infelizmente, que neste mandato não será colocada uma pá de terra na estrada. Compartilho a opinião que é necessário buscar o que é melhor para o RS, mas isso não pode durar um governo inteiro. Todos os anos perdemos uma RS-010 inteira em congestionamentos na BR 116. Precisa argumento melhor para executar essa obra, seja como for?

Lucas Redecker
Deputado estadual e líder do PSDB na AL/RS

* artigo publicado na edição de hoje do Jornal NH