O líder da Bancada do PSDB na AL, deputado Lucas Redecker, sugeriu a regulamentação das cavalgadas no Rio Grande do Sul, como forma de valorização dessa atividade tipicamente gaúcha. A manifestação do parlamentar ocorreu na última quinta-feira (16), durante audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da AL, realizada em Capão da Canoa. O encontro aconteceu durante a 28ª Cavalgada do Mar.

A sugestão de Redecker foi bem recebida pelas lideranças presentes no encontro, o que suscitou o debate sobre a necessidade de construção de uma política pública de apoio às cavalgadas e fomento à equinocultura para geração de emprego e renda no Estado. Ficou definido que será criado um grupo de trabalho para colher ideias junto a parlamentares, representantes de entidades públicas, privadas e sociedade civil sobre o desenvolvimento da equinocultura do Estado, valorização da cultura e tradição da lida no campo e no trato com os animais. A primeira reunião acontecerá no próximo dia 1° de março. Além disso, serão recolhidas sugestões para formatação de um Projeto de Lei, a ser encaminhado pela Comissão de Agricultura, e que regulamente as atividades relacionadas à equinocultura.

Redecker também comemorou o compromisso assumido pelo secretário adjunto do gabinete dos prefeitos, Gilson Brum, de que o governo Tarso é favorável a regulamentação das cavalgadas.

O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre representantes da 28ª Cavalgada do Mar e piquetes das mais diversas regiões do RS, além dos deputados Ernani Polo (PP) e Lucas Redecker (PSDB).

foto: Alexandre Farina