A pedido do prefeito da Guabiju, Braulio Marcos Garda, e do presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Tolotti, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, realizou audiência com o secretário de Segurança, Wantuir Jacini. Na ocasião, foi discutido o policiamento no município, que atualmente cede seu único policial militar para Nova Prata, há 45 minutos de distância, ficando desprotegida.

Guabiju é vizinha do município de São Jorge, ambas possuem apenas um brigadiano cada. Entretanto, as cidades são obrigadas a cederem seus policiais para Nova Prata, que fica há 45 minutos de distância do local. Segundo Garda, já são conhecidos os períodos que o município fica sem policiamento. “Ultimamente vemos jovens andando de carro rápido, bebendo e gritando pelas ruas, fazendo arruaça. Tudo isso porque eles sabem que não há policiamento. O que nós tememos é que algo pior aconteça”, diz o prefeito.

Segundo o secretário Jacini, é lamentável que isso aconteça, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado. Entretanto, disse que a partir de 90 dias, quando entrar em vigor o decreto assinado pelo governador que aumentará em 2500 o número de brigadianos no estado, a situação deve ser resolvida. “Esse efetivo entrará, principalmente, nos municípios mais violentos, o que inclui alguns da região. Com esse efetivo maior, podemos contornar esse problema”, explica.