DSC_0048_
O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu o prefeito de Salto do Jacuí Altenir Rodrigues da Silva e o coordenador administrativo Ricardo da Costa Moraes. Eles pediram reforço no abastecimento de energia, principalmente para a zona rural do município, uma vez que a agricultura é a principal atividade econômica do município. De acordo com o prefeito, os agricultores reclamam da pouca carga para movimentar as máquinas, além do consumo residencial.

Redecker afirmou que o agricultor é sempre o mais prejudicado, pois é o último a ter a energia reestabelecida, e que vai propor uma parceria entre as concessionárias e prefeituras para a realização de podas regulares, com o objetivo de diminuir as interrupções. “Temos que fazer podas preventivas para que, quando ocorrerem os temporais, a luz não caia com tanta facilidade”, afirmou. O secretário ainda afirmou que está buscando alternativas e as parcerias necessárias para reforçar a rede trifásica no campo, sem onerar os agricultores.

O secretário ainda aproveitou a ocasião para informar que está em andamento a elaboração do Plano Energético do RS, que vai projetar a demanda e os gargalos que precisam ser enfrentados no setor energético gaúcho para que tenhamos um abastecimento com qualidade e continuado pelos próximos dez anos.