O secretário de Minas e Energia, deputado Lucas Redecker, participou nesta quinta-feira, 1, da reunião da Subcomissão de Energia Elétrica da Assembleia Legislativa. O evento, que ocorreu na Sala Sarmento Leite, teve por objetivo debater o Plano Safra e a visão do Estado sobre a situação da energia nos municípios gaúchos, com foco voltado para os produtores rurais.

De acordo com Redecker, há uma demanda grande no Estado por energia. “Precisamos aumentar os investimentos e possibilitar aos produtores rurais a condição de agregar novas tecnologias. Para isso, é preciso que a energia trifásica chegue até eles”, explica. O secretário também afirmou que a SME está trabalhando na busca por recursos da ordem de R$ 1,6 bilhão, que irão possibilitar a chegada de energia trifásica aos 498 mil clientes na zona rural.

O presidente da subcomissão, deputado Zé Nunes, reiterou a importância dos debates no Parlamento sobre energia. “Queremos continuar em sintonia com a secretaria, com a intenção de pensar um programa específico para o setor elétrico e ampliar o debate sobre o tema”.

O Rio Grande do Sul está interligado com o sistema nacional de produção de energia e contribui com a produção de 40% do que consome, o que também equivale a dizer que importa 60% da energia que consome.

Também participaram da reunião representantes da CEEE, AESSul, RGE, Fetraf, STDR, Fetag, Unicaps e Oi.