O secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, garantiu o apoio da secretaria ao projeto que prevê a construção de oito Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Pardo. O assunto foi tema de audiência há poucos dias, com a presença de comitiva de Sinimbu e da empresa Três Fronteiras Geração de Energia.

O projeto é um dos mais importantes para o desenvolvimento do Vale do Rio Pardo e vai ter investimento inicial previsto de R$ 240 milhões. Juntas, elas produzirão em torno de 40 megawatts de potência instalada, sendo que esta geração de energia local reforçará o sistema energético de toda a região do Vale do Rio Pardo.

O secretário Lucas Redecker se comprometeu a ser parceiro na aceleração do processo, salientando que pretende elaborar na pasta até o início de 2016 um plano energético para o Estado. Citou que existem 15 bilhões em projetos de geração de energia que estão trancados e que é preciso desburocratizar o seu andamento.  A comitiva ainda solicitou intermediação para que haja maior celeridade na liberação do Termo de Referência para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) das PCH’s do Rio Pardo, o qual deve ser emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para que sejam concluídos os projetos ambientais.

O prefeito de Sinimbu, Clairton Wegmann, informou que para o município a construção das PCHs tem uma grande importância para o futuro. “Sabemos do grande valor agregado no retorno aos cofres municipais e por isso estamos lutando para que esse projeto saia do papel o mais rápido possível”, destacou.

Participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores de Sinimbu, Ruben Preuss; os vereadores Gerson Maas; Maikel Raenke e Háder Kanitz, e ainda teve as presenças do prefeito Clairton Wegmann; do advogado da Três Fronteiras Geração de Energia, Luiz Fernando Faller; do comandante regional da Brigada Militar, tenente-coronel Valmir José dos Reis; do secretário da Agricultura, Indústria e Comércio e Meio Ambiente de Sinimbu, Flávio Vogt e o secretário de Esportes e Lazer de Vera Cruz, Luiz Carlos Rech.