DSC_0150

DSC_0147

DSC_0258

DSC_0457

A convite do presidente da Comissão de Cultura e Assistência Social da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, Cláudio Giacomini, o coordenador da Frente Parlamentar do Turismo, deputado estadual Lucas Redecker, esteve ontem (24) no município para falar sobre o tema.

Redecker foi recepcionado pelo vereador e pelo secretário interino do Turismo, Sandro Cassel, além de lideranças ligadas ao turismo. De acordo com o secretário, São Leopoldo é o primeiro de dez municípios que integram a Rota Romântica e quer desenvolver ações para que os turistas permaneçam na cidade. “Nós queremos que os turistas parem em São Leopoldo e conheçam, por exemplo, o museu Visconde de São Leopoldo, que é referência no país sobre a imigração alemã”, complementou o vereador Giacomini.

Redecker disse que a intenção da Frente Parlamentar do Turismo é manter o tema em permanente debate na Assembleia Legislativa e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento do segmento em municípios como São Leopoldo, por exemplo, que tem um potencial imenso disponível e ainda pouco explorado. O parlamentar afirmou ainda que a frente terá como meta, entre outros, fazer uma revisão da legislação aplicada ao turismo, com o objetivo de corrigir eventuais distorções e modernizá-la. Para Redecker, o fortalecimento do turismo no RS começa com ações simples como, por exemplo, uma melhor sinalização dos pontos turísticos. Redecker ainda criticou o orçamento do Estado nessa área, que tem sido o mesmo nos últimos anos. O parlamentar também colocou-se à disposição para trabalhar por demandas do município nessa área.

Depois do encontro no Marco Zero da Rota Romântica, Redecker e lideranças participaram de uma visita a diversos pontos turísticos de São Leopoldo. Entre os locais visitados, estava a igreja matriz, a antiga sede da Unisinos, a Praça do Imigrante, Museu Visconde de São Leopoldo, a Igreja do Relógio, Museu do Trem, Casa do Imigrante, santuário de Padre Reus e o Parque Tecnológico da Unisinos. A visita guiada foi coordenada pelo historiador e diretor do Museu Visconde de são Leopoldo, Márcio Linck.

Acompanharam também as visitas a diretora de Turismo da prefeitura, Melissa Goulart; a chefe do Departamento de Eventos Turísticos, Fabíola Floriano; a Coordenadora do Marco Zero da Rota Romântica, Eliane Filuszteck e o assessor da Câmara de Vereadores, Genecir Vargas.