O governador José Ivo Sartori, junto com o secretário de Minas e Energia Lucas Redecker, recebeu na manhã desta terça-feira (17) o diretor da MPC Alemanha, Stefan Viering, e o CEO da MPC Bioenergia do Brasil, Albert Ramke. Os executivos anunciaram a instalação de uma termelétrica com fonte de energia limpa da casca do arroz, em Itaqui, na Fronteira Oeste. O investimento é de R$ 208 milhões, com previsão de gerar 100 empregos diretos.

As obras iniciam em 2016 e durante a execução serão gerados 350 empregos. A planta terá cerca de 35 mil quadrados de área construída com capacidade de processamento de 140 mil toneladas de casca de arroz por ano e de geração de energia térmica e elétrica de 18 megawatts.

A empresa, que faz parte do grupo alemão MPC Capital, realizou um investimento semelhante em São Borja, inaugurado em 2012. A MPC Bioenergia é pioneira em geração de energia pela biomassa de casca de arroz no Brasil. A redução da poluição é um dos benefícios do processo, que oferece uma alternativa sustentável para os subprodutos da cadeia produtiva do grão.

A estrutura da MPC no Brasil conta com uma equipe composta por engenharia civil e química (equipe técnica) e uma equipe de administração com profissionais graduados em administração, logística e mercado de energia. O investimento contou com a consultoria do escritório Martinelli Advogados, que presta serviços de assessoria empresarial.