A pavimentação dos sete quilômetros da RS 129, ligando os município de Roca Sales e Colinas pode se tornar realidade em breve. Foi com esse sentimento que o deputado estadual Lucas Redecker e os seis prefeitos presentes, além de vereadores e lideranças, saíram do encontro, realizado na tarde de segunda-feira (13) na Secretaria de Infraestrutura e Logística. 

A secretaria não estabeleceu data, mas reafirmou a intenção de pavimentar os sete quilômetros da estrada com uma técnica de pavimentação conhecida como Con-aid, que consiste no uso de argila tratada, combinada com a camada asfáltica. Essa técnica já foi utilizada com sucesso no município de Westfália, por exemplo, onde mais sete quilômetros de ruas devem ser pavimentadas em breve. De acordo com o superintendente do Daer no Vale do Taquari, Ildo Mourão, isso também representará redução nos custos da obra, uma vez que o quilômetro pavimentado custará R$ 600 mil ante o R$ 1 milhão asfaltado pelo método tradicional. 

O diretor de Infraestrutura da Seinfra, José Luis Barbosa Gonçalves, que presidiu a reunião, informou que a próxima etapa será uma reunião da secretaria com o Daer para apresentação e correção dos detalhes do projeto técnico. 

O deputado estadual Lucas Redecker lembrou na ocasião que apresentou emenda ao Orçamento de 2013 para realização do estudo técnico. Além disso, afirmou que diante da dificuldade de tráfego pela RS 130, muitos motoristas tem optado desviar pela RS 129, mesmo ela não estando pavimentada. “No Vale do Taquari, as lideranças são articuladas e fazem a sua parte. Por isso estamos aqui, agora, com o projeto em mãos e pedindo o apoio do governo, para torná-la realidade, independentemente da posição política que cada um tem”, afirmou Redecker. 

De acordo com o prefeito de Roca Sales, Nélio Vuaden, a estrada pavimentada é importante não apenas para o fluxo de veículos, mas também para o escoamento da produção, uma vez que ao longo dela estão instaladas empresas importantes, como um abatedouro de peixes, duas empresas de cerâmicas, produção de mais de um milhão de aves por lote, produção de leite, entre outros. “O asfaltamento dessa estrada é um passo para o desenvolvimento de Roca Sales e da região. É um gargalo que precisamos resolver. Sentimos essa dificuldade no nosso dia a dia”, afirmou. 

Na delegação de lideranças constavam mais de 30 pessoas, entre elas o prefeito de Lajeado, Luiz Fernando Schmnidt; o prefeito de Roca Sales, Nélio Vuaden; o prefeito de Imigrante, Celso Kaplan; prefeito de Westfália, Sérgio Marasca; prefeito de Encantado, Paulo Costi; prefeito de Coronel Pilar, Lourenço Delai, além do vice-prefeito e todos os vereadores de Roca Sales, entre outros. 

Solução para a RS 130  

Diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, o superintendente do Daer sugeriu ainda como alternativa imediata para a RS 130, a ampliação e pavimentação dos acostamentos. “O ideal seria a duplicação, mas como todos sabemos que isto pode levar anos, podemos ampliar em 9 metros os dois acostamentos e a demarcação com tachões. Isso permitira, por exemplo, a ultrapassagem de dois caminhões, sem dificuldades”, afirmou. O trecho a ser duplicação, conforme lideranças, fica entre os município de Venâncio Aires e Roca Sales, com extensão de 70 quilômetros.