Na manhã desta quarta-feira, 08, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, realizou audiência entre os secretários de Turismo, Esporte e Lazer e de Cultura, Juvir Costella e Victor Hugo Alves da Silva respectivamente, e o empresário do Vale do Taquari, Lauro Bergsch. Na ocasião, Bergsch apresenteu o projeto do 1º Festival de Cinema de Lajeado, que acontecerá em março de 2017 e tem as belezas naturais do estado como tema.

Para o secretário Lucas Redecker, além de prestigiar a natureza do Rio Grande do Sul, o evento é uma maneira de reunir a comunidade da região e propagar a cultura do estado. Redecker também aconselhou a comissão organizadora do evento a realizar um projeto para encaminhar às leis estaduais e federais de incentivo a cultura, como LIC e Rouanet. “O Festival de Cinema de Lajeado tem tudo para dar certo”, completa.

Costella e Silva, colocaram as suas assessorias à disposição do comitê organizador para tirar dúvidas quanto a realização do projeto. Para a realização do evento, é necessário um prazo de até 150 dias para aprovação do projeto, entretanto, com o tempo disponível até março do ano que vem, é uma tarefa viável. Os lajeadenses já podem se animar com a ideia de um festival próprio.

Bergsch, apreciador das belezas naturais do Vale do Taquari, sonhava em mostrar a todos o que existe na região, e também no estado. Por meio de sua empresa “Lauro Bergesch Turismo”, tornou isto possível. Ele já lançou dois livros sobre a região. O primeiro deles ‘Empreendedores do Vale do Taquari – Ontem, hoje e amanhã’ foi apresentado ao público em junho de 2013, com relatos de 20 empresas do Vale e de Júlio Redecker, deputado já falecido Já o segundo, que leva o mesmo nome de uma das mostras não competitivas do Festival, ‘Exportando Belezas’, reúne fotografias com os principais atrativos naturais da região.

Sobre o Festival de Cinema de Lajeado

O Festival, que será realizado entre os dias 30 de março e 1º de abril de 2017, conta com uma Mostra Competitiva, e outras duas não competitivas. O objetivo do evento é fortalecer a cultura cinematográfica na região, trazendo realizadores de obras de curta-metragem de todo o país para discutir os trabalhos e conhecer as belezas do Vale do Taquari.