Em atenção ao pedido do diretor administrativo do Hospital Santa Cruz, Egardo Orlando Kuentzer e do presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (APESC), professor Vilmar Thomé, o deputado estadual Lucas Redecker está apresentando emenda ao Orçamento do Estado para o próximo ano, garantindo recursos para a entidade. O mesmo pedido já havia sido formalizado pelo vereador do PSDB, Alceu Crestani, de Santa Cruz do Sul.

Em ofício remetido ao gabinete do parlamentar, a direção do hospital afirma que a instituição constitui-se hoje no principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo. “O HSC vem apresentando dificuldades financeiras, acumulando prejuízos sucessivos, aumentando consequentemente seu endividamento, sem dispor, em vista disso, de recursos necessário a investimento e à manutenção de sua estrutura física”, diz o documento.

O Hospital Santa Cruz foi fundado em 1908 e é mantido pela APESC desde 2003. Atualmente, conta com 191 leitos, 189 médicos e uma equipe de 854 funcionários. Realiza atendimentos a pacientes internados e ambulatoriais, principalmente através do Sistema Único de Saúde (SUS), que  representa mais de 70% dos seus atendimentos, com cobertura de apenas 50% dos custos. São anualmente em torno de 11 mil internações e 200 mil atendimentos ambulatoriais.