O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, esteve visitando municípios da Fronteira Oeste, na quinta-feira (20). Em Uruguaiana, ele reuniu-se com o prefeito Ronnie Mello (PP) e o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD), acompanhado do presidente estadual do PSDB, Eduardo Leite. A visita teve a presença ainda do diretório municipal do partido, comandado pelo advogado Paulo Henrique Inda, do vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB) e do secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, José Clemente Corrêa (PSDB).

No começo da tarde, Redecker participou de encontro com lideranças do comércio, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde também se fizeram presentes representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Uruguaiana e da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu). O tema central da conversa foi o diferencial de alíquota. O grupo de empresários entregou documento formalizando o pedido para a redução da alíquota a fim de equiparar o Rio Grande do Sul aos demais estados do Brasil, onde a alíquota de ICMS é de 12%, enquanto em nosso Estado é de 17%.

Na mesma reunião, o presidente da OAB, Maurício Blanco, manifestou sua indignação acerca do “abandono de Uruguaiana no que tange a segurança pública”. Ele citou a retirada de Uruguaiana do helicóptero da Brigada Militar, adquirido com recursos específicos e que não poderia ter deixado a base aérea local (que foi desmontada às escondidas) e a falta de peritos, que, em casos de morte violenta, resulta na permanência de corpos em via pública por mais de seis horas até a chegada e uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santana do Livramento.

Na sede da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí, Redecker reuniu-se com o presidente da entidade, Roberto Fagundes, além do presidente do Sindicato e Associação Rural de Uruguaiana, Sergio Tellechea, e diretores. Por fim, Redecker e comitiva visitaram a Hospital Santa Casa de Caridade, onde foram recebidos pela Provedoria, ao lado da nova direção e pelo corpo clínico, representado pelo médico neurologista José Vitório Mocellin. Lá, tomaram par da realidade financeira do Hospital e sobre as causas da gigantesca crise que assola a instituição, e sobre os projetos para mudar a realidade da Santa Casa.