_MG_8124 copy  O abastecimento de energia elétrica deverá melhorar consideravelmente em Viamão nos próximos meses com a inauguração das subestações de Águas Claras e Viamão 3.

A subestação de Águas Claras, que é da CEEE, está com as obras em andamento e deverá ficar pronta no mês de janeiro de 2016. Estão sendo investidos R$ 10,22 milhões em linhas de transmissão e outros R$ 7,54 milhões na sede da subestação. Já as obras da Viamão 3 estão sob a responsabilidade da TESB (Transmissora de Energia Sul Brasil) e tem previsão de conclusão até o fim deste ano.

Mais do que melhorar o abastecimento de energia em Viamão e arredores, essas subestações vão se conectar com diversos parques eólicos do município e do Litoral, permitindo a geração de pelo menos mais 540 MW quando estes parques estiverem concluídos, beneficiando assim todo o Rio Grande do Sul. São obras da maior importância para a geração de energia no Estado e que estão recebendo a prioridade máxima por parte da CEEE.

Em outra frente e com o objetivo de qualificar o abastecimento de energia em Viamão e arredores, foi realizado há poucos dias um mutirão para a correção de defeitos apresentados pelo alimentador localizado no trecho ao longo da ERS-118. Essa rede foi identificada como uma das que mais exigiu, no último ano, atendimentos para restabelecer o fornecimento de energia. Um contingente de 100 técnicos da CEEE realizou ao longo do dia diversas obras, como a substituição de cabos, postes, estruturas, isoladores, elos-fusíveis, deslocamento de transformadores e podas de árvores, beneficiando 7,8 mil clientes. Como resultado dessas ações, registramos uma redução de 72% na quantidade de interrupções de energia no município, além de uma redução de 62% no tempo de duração das interrupções.

Esta operação é um exemplo e faz parte da mudança na forma de gerenciar e acompanhar o desempenho dos conjuntos elétricos, com o objetivo de adequar o fornecimento aos padrões exigidos pelos clientes, além de atender ao crescimento da região. Estamos adotando uma cultura proativa, de antecipação dos fatos, invés de correr atrás apenas quando os prejuízos acontecem. Esta postura de trabalho está sendo adotada em todos os níveis da CEEE em busca dos resultados no sentido de reverter os indicadores, não só para atender os órgãos reguladores, mas, especialmente, para os clientes.

Lucas Redecker
Secretário Estadual de Minas e Energia