DSC_0007

O vereador de São Gabriel Valdomiro Moreira de Lima (Chiquinho) esteve com o deputado estadual Lucas Redecker nesta semana para tratar sobre as dificuldades enfrentadas pelo município no abastecimento de energia elétrica.

De acordo com o vereador, os problemas afetam, principalmente, o distrito de Tiarajú, que compreende as localidades de Vista Alegre, Caleira, Pau Fincado, Rincão do Claro, Santo Antônio, Arvoredo e Lagoão. No último domingo (16), explicou, um temporal afetou a região, deixando as comunidades sem energia elétrica até a terça-feira. Conforme Chiquinho, esses problemas vem se repetindo há meses sem uma solução por parte da AES Sul. “Tem agricultor que está levando o freezer cheio de carne para a cidade porque não tem luz”, afirmou.

Para o vereador, a infraestrutura da empresa é insuficiente para atender todo o território do município. “São Gabriel tem 4,6 mil quilômetros de estradas e a AES Sul tem apenas dois caminhões para atender tudo isso”, avaliou. Outros relatos dão conta, diz o vereador, que há pacientes com dificuldades na conservação da insulina e agricultores que perderam vacinas por falta de energia elétrica.

Redecker, que é presidente da CPI da Energia Elétrica na Assembleia Legislativa, ouviu atentamente as explanações do vereador e comprometeu-se em levar a demanda de São Gabriel para a CPI. O parlamentar afirmou que as três principais concessionárias de energia elétrica do RS – CEEE, AES Sul e RGE – serão convocadas para prestar esclarecimentos na comissão. Enfatizou ainda que a CPI tem enfoque técnico e busca uma solução prática para o cidadão. “Queremos saber, principalmente, por que a energia elétrica cai com tanta frequência e por que demora para voltar”, afirmou.