O deputado estadual Lucas Redecker disse na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (18), que não votará mais a favor de projetos de lei do governo que criem cargos de confiança. Redecker afirmou que ficou decepcionado, porque no projeto anterior houve o desvio de função de nove dos 34 cargos em comissão, que haviam sido aprovados para atuar em programa de combate à drogadição e foram desviados para o gabinete do governador. Redecker disse que tem certeza que os cargos que os deputados ora estavam votando serão novamente desviados, e que por isso é contrário ao projeto. 

O parlamentar também lamentou o desconhecimento do governo em relação ao impacto que os projetos terão sobre as finanças públicas. A estimativa da Bancada do PSDB é de que os cargos custem R$ 50 milhões. Dinheiro, diz Redecker, “que existe e está disponível para acomodar a companheirada, mas inexiste para auxiliar os hospitais filantrópicos, que passam por dificuldades”. 

Redecker exibiu na tribuna o plano de governo de Tarso Genro e leu o trecho da página três onde Tarso promete trabalhar para “o equilíbrio das contas públicas”. Para o deputado, Tarso está fazendo o contrário do que prometeu e não está cumprindo o que consta no seu plano de governo. Ele usou como exemplo os investimentos na saúde e questionou os deputados da base aliada sobre a emenda que apresentam todos os anos pedindo a aplicação dos 12%, previstos na Constituição, no orçamento da saúde que, casualmente, não foi apresentada este ano.