Na tarde desta quarta-feira (18) foi realizado, na Secretaria de Minas e Energia (SME), a primeira reunião do Subcomitê Rochas Ornamentais, vinculado ao Comitê de Planejamento de Mineração do Rio Grande do Sul (Comergs). Durante o encontro, presidido pelo diretor de Inovação e Energias Alternativas da secretaria, Carlos Augusto Almeida, foi discutido o protocolo de publicação de produtos do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e as atribuições do subcomitê.

São oito os subcomitês temáticos do Comergs, os quais têm como objetivo principal informar os investidores quais são e onde estão as reservas minerais para exploração no Rio Grande do Sul. Entres outras atribuições, está a identificação dos distritos mineiros e recursos minerais, identificação das potencialidades mineiras de cada região do estado, análises de propostas de investimentos.

Para o funcionamento pelo dos subcomitês, o (DNPM) irá publicar um Sumário Anual, que será uma atualização de dados, conceitos e informações dos minérios no Rio Grande do Sul, o que também servirá para manter atualizado o Plano Gaúcho de Mineração, que está sendo desenvolvido pela SME e deve ser publicado até o final de 2016.

Para o diretor Almeida, é importante identificar quais são os gargalos do setor, para que a Secretaria possa encaminhar medidas que contribuam para o seu crescimento. “Esse subcomitê será nossa base para criarmos o Plano de Mineração do Estado, o qual auxiliará no desenvolvimento do setor, e por consequência, das regiões produtoras”, disse. Para o diretor, essa parte de coleta de dados é fundamental, por ela fará com que o Plano se concretize e saia, realmente, do papel.