Desde a segunda-feira (22) a comunidade de Soledade e municípios vizinhos contam com a oferta de gás natural veicular (GNV). Um ato inaugural no Posto Charrua, que será o revendedor do combustível fornecido pela Sulgás, marcou o início da comercialização do produto. O secretário-adjunto de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, representando na ocasião o secretário Lucas Redecker, e o presidente da Sulgás, Claudemir Bragagnolo, prestigiaram o evento.

Lemos destacou que o custo acessível e o rendimento 30 a 40% superior a outros combustíveis fósseis, como a gasolina por exemplo, são vantagens competitivas importantes do GNV. Ele citou que a Secretaria de Minas e Energia, junto com a Sulgás também trabalham para ampliar a oferta de GNVerde (marca exclusiva da Sulgás) para todo o Rio Grande do Sul. De acordo com o secretário, o Alto da Serra do Botucaraí possui grande potencial para a produção de GNVerde, gerado a partir do processamento de resíduos orgânicos, em grande parte provenientes da atividade agrícola.

Os clientes que trafegam pela BR 386 também serão beneficiados com a oferta de GNV. O posto de combustíveis localiza-se na entrada norte de acesso a Soledade, próximo ao Trevo da Bandeira, na BR 386.

Sobre as vantagens do GNV

O GNV é um combustível disponibilizado na forma gasosa que, a cada dia mais, vem sendo utilizado em automóveis. A sua qualidade é garantida, pois o GNV não pode ser adulterado. A tecnologia de conversão é regulamentada e atende às normas internacionais. O cilindro de gás é muito mais resistente que o tanque de gasolina e/ou álcool e conta com sistema de segurança adequado. Além disso, não altera o combustível original do veículo. Ou seja, sempre que quiser, você pode usar gasolina e/ou álcool.

Além disso, o uso do GNV tem importante papel na redução dos níveis de poluição atmosférica, uma vez que a sua combustão com excesso de ar tende a ser completa, liberando apenas dióxido de carbono (CO2), em menor proporção que os combustíveis líquidos, e água (H2O). Por ser um combustível gasoso, possui um sistema de abastecimento e alimentação do motor isolado da atmosfera, reduzindo bastante as perdas por manipulação para abastecimento e estocagem.

Se tudo isso não bastasse, a conversão proporciona uma média de economia de até 65% sobre o valor do litro da gasolina. Aliado ao custo do combustível, o GNV é mais econômico, pois ele tem um rendimento de 20% maior em relação a gasolina e de 50% maior em relação ao álcool.