O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, reuniu-se com os deputados e a Executiva do partido no RS, nesta quinta-feira (08). O encontro tinha por objetivo discutir o futuro do partido, avaliar o atual cenário político nacional e no Estado e alinhar as ações para o pleito eleitoral de 2012. 

Sobre a gestão da presidente da República, Guerra disse que as pesquisas estão demonstrando que ela não ganhou a opinião pública, da mesma forma que não acredita que Dilma só tenha tomado conhecimento das denúncias de corrupção através da mídia. “Seguramente ela sabia de tudo isso antes e só tomou medidas porque a imprensa denunciou”. E em tom tranquilizador, garantiu que o PSDB tende a se fortalecer. “O cenário nacional vai nos ajudar”. 

Quanto ao futuro do PSDB no RS, Guerra disse que veio ao Estado para trazer uma mensagem de otimismo e confiança aos tucanos. “Vim pedir empenho, pois o nosso empenho não irá faltar”, afirmou. Ele também disse que o partido não precisa ser tão autocrítico em relação a si mesmo e que o PSDB gaúcho não tem do que se envergonhar. “Melhoramos muito a vida das pessoas aqui no Estado”. Sobre as eleições, disse que é importante que o partido cresça, mas que isso seja feito com unidade e um discurso sólido. 

Já o deputado estadual Lucas Redecker disse que é preciso deixar o passado para trás e pensar daqui para a frente. Para ele, o apoio da direção nacional fortalece o partido e contribui para o aumento do número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. “Só dessa maneira, assumindo o poder nos municípios, teremos um PSDB mais forte e com mais deputados”, argumentou. Historicamente, declarou o deputado, o PSDB tem ganho as eleições para presidente da República no RS e é preciso transformar esses resultados em crescimento da legenda. Redecker disse que o partido está no caminho certo, se organizando e ainda tem muito espaço por conquistar. “Ainda que algumas pessoas não concordem, o fato de não possuirmos cargos atualmente é positivo, porque quem é tucano não precisa de cargo, precisa de trabalho, e isso nós temos de sobra”, concluiu. 

O presidente do PSDB no RS, deputado federal Nelson Marchezan Júnior, anunciou que para os próximos meses está prevista a visita ao RS do governador de São Paulo Geraldo Alckmin, do governador de Minas Gerais Antônio Anastasia, do senador Aécio Neves e do líder do PSDB na Câmara dos Deputados Duarte Nogueira. 

Em virtude de compromissos assumidos em outros estados, uma segunda visita de Sérgio Guerra ao RS está sendo marcada para o fim deste mês.