senge1_

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência a diretoria do Senge (Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul). Participaram do encontro o vice-presidente José Luiz Azambuja e os diretores de Negociações Coletivas Tadeu Rodriguez e Diego Oliz. Na pauta, uma aproximação entre o sindicato e a secretaria que tem sob sua administração importantes empresas públicas como a CEEE, CRM e Sulgás.

O secretário ouviu dos diretores do Senge a disposição do sindicato de participar e protagonizar as discussões de temas de interesse público relacionado ao trabalho dos engenheiros, entre eles a gestão do Estado e o papel dos profissionais na estrutura administrativa e operacional. O vice-presidente Azambuja apresentou sugestão de pauta de trabalho para o governo do Estado.

Em relação a CEEE que é a maior empresa ligada a pasta de Minas e Energia, foi citado tanto pelo secretário quanto pelo Sindicato que haverá uma grande luta em conjunto quando da renovação da concessão da CEEE-D.

Segundo Redecker, a CEEE-D deverá apresentar até julho deste ano, um plano de ação junto a ANEEL para demonstrar sua capacidade de atendimento e de melhorar os serviços. O secretário afirmou ainda que ao aceitar a pasta, possui como maior desafio a recuperação da CEEE.

Redecker parabenizou o Senge pelo trabalho que vem sendo realizado, notadamente pela postura proativa adotada pela entidade. O secretário tomou conhecimento do interesse do Senge em aprofundar o debate favorável às potencialidades do carvão no Rio Grande do Sul, sendo desde já convidado a apoiar um evento técnico ora em gestação no Sindicato. O Senge e governo do estado também defendem visões semelhantes no tocante às energias alternativas, notadamente o potencial eólico e solar.