O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu a direção da Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas) e o Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul (Sindibritas), quando anunciou a criação do Comergs (Comitê de Planejamento de Mineração) que terá o seu primeiro encontro no próximo dia 10 de dezembro, às 13h30min, no Centro Administrativo Fernando Ferrari.

“Estou bem contente de poder dizer que a primeira reunião do Comitê de Planejamento de Mineração do Estado do Rio Grande do Sul será no dia 10 de dezembro. O grupo contará com a participação de diversos setores da mineração, incluindo a Agabritas e o Sindibritas. O objetivo é que o comitê construa propostas, avalie as principais dificuldades do segmento, o que é enfrentado e como vamos conciliar todos os interesses. Será um espaço para debater formalmente o assunto”, destacou Redecker.

Para o diretor da Agabritas e do Sindibritas, Sandro Alex de Almeida, o encontro foi muito positivo para o setor e para as entidades, que estão conversando desde o início do ano com representantes da Secretaria de Minas e Energia e com a secretaria. “Nossa entidade sempre buscou a construção de uma agência de mineração no estado, como já existe em diversos estados brasileiros. A reunião do dia 10 de dezembro é um primeiro passo no sentido de desenvolver a mineração no estado”, avaliou Sandro Alex de Almeida.

A reunião, que ocorreu na sede da Secretaria de Minas e Energia, ainda contou com a presença do secretário adjunto de Minas e Energia do RS, Artur Lemos Júnior e dos diretores da Agabritas Ivam Luiz Zanette e Raimundo Toniolo.