DSC_0103
A Secretaria de Minas e Energia está reativando o Comitê de Planejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs). O órgão tem por objetivo estabelecer as políticas do setor energético para o Estado. A primeira reunião será realizada nesta quarta-feira (08), às 9 horas, no décimo andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, quando será escolhido o presidente e demais dirigentes. “O conselho vai reunir todos os players do setor para debatermos os problemas em comum”, destacou o secretário de Minas e Energia Lucas Redecker.

Entre outros, o Copergs terá como função desenvolver estudos e projeções sobre a matriz energética do Estado, contribuir com propostas e implementação de ações para a elaboração do balanço energético, contribuir com propostas e ações para a elaboração do planejamento energético, estabelecer diretrizes para programas específicos por fontes de geração de energia, com o objetivo de diversificar a matriz energética, promover o aproveitamento racional dos recursos energéticos e propor políticas de parceria entre o comitê e os agentes do setor para a promoção de ações articuladas.

O Copergs será coordenado pela Secretaria de Minas e Energia e integrado por representantes das secretarias Geral de Governo, Planejamento e Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foram convidados também a integrar o órgão as concessionárias, as permissionárias ou autorizatárias de geração, de transmissão, de distribuição de energia elétrica, as cooperativas de eletrificação rural, os agentes reguladores dos serviços relacionados à energia, Petrobras, Eletrobrás e suas subsidiárias, entre outros. A função de membro do Copergs não será remunerada.

O órgão terá autonomia para convidar representantes de outros órgãos ou entidades, públicos ou privados ou de organizações da sociedade civil, legalmente constituídas, para participar de suas reuniões ou discussões propostas. Poderá ainda criar subcomitês para analisar e opinar relativamente a matérias específicas. O Copers se reunirá ordinariamente a cada três meses e contará com suporte técnico e assessoramento direto das secretarias que integram o órgão.