O secretário da Segurança Pública Wantuir Jacini esteve em Novo Hamburgo hoje (05), onde se reuniu com lideranças políticas e comunitárias do município e da região do Vale dos Sinos para avaliar os problemas de segurança pública. O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, também esteve no encontro. Na última sexta-feira ele já havia se reunido com Jacini, o que resultou, ainda no último fim de semana, de reforço de efetivo nos três turnos – oriundo do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) -, viaturas extras e a utilização de helicóptero do Batalhão de Aviação da corporação (BAV). As ações, assim como ocorrido em Porto Alegre, ocorrerão por tempo indeterminado.

“A presença do reforço e as operações de fiscalização tiveram resultados positivos no fim de semana. Agora, precisamos garantir que esse efetivo permaneça na cidade, para que a comunidade possa, efetivamente, voltar a se sentir segura”, declarou Redecker. Com relação ao funcionamento do 190, o secretário informou que manteve contato diversas vezes com a empresa Oi, sem que a empresa tenha tomado as medidas necessárias para corrigir os problemas técnicos. Redecker sugeriu que seja realizada uma audiência com a presença dos segmentos relacionados à segurança pública e que a empresa Oi seja convidada a participar.

“Viemos aqui para receber do prefeito e demais representantes aquelas informações que não são passadas pelas estatísticas. Para demonstrar a nossa sensibilidade para com a questão e apresentar as nossas medidas em caráter imediato e em curto prazo”, afirmou o secretário da Segurança Wantuir Jacini. No encontro, a atuação integrada das polícias e da Guarda Municipal de Novo Hamburgo foi salientada, bem como o diálogo estreito dos órgãos da Segurança Pública com a população. “Essa integração é fundamental para que o serviço seja prestado com qualidade. Nossa intenção é que ele ocorra de maneira ainda mais efetiva”, acrescentou Jacini.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, destacou que a corporação tem capacidade de se organizar e atuar rapidamente em situações pontuais, como a que ocorreu em NH e na Capital neste final de semana. Ele também garantiu que nenhum policial militar está ou será movimentado para outras cidades. “A missão da instituição é o policiamento ostensivo e queremos ter qualidade nisso”, lembrou. Ele também salientou que os policiais militares deslocados trabalham apenas em operações especiais, não prejudicando o policiamento ordinário.

O chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Wondracek, frisou que as ações do órgão serão intensificadas e que os trabalhos nos casos de grande repercussão ocorridos nos últimos dias avançam como esperado. “Num curto espaço de tempo houve um acúmulo de crimes graves, o que gerou uma maior sensação de insegurança. A PC deverá, em breve, apresentar a conclusão das investigações, apontando a autoria dos crimes”.

Também participaram do encontro o deputado estadual João Fischer; o deputado estadual Marcel Van Hatten; o deputado estadual Tarcísio Zimmermann; o comandante do Policiamento Ostensivo do Vale dos Sinos, tenente coronel Haroldo Knebel; o presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Vilmar Emílio Heming; o comandante da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, Marcos dos Santos; o secretário da Segurança e Mobilidade Urbana, Egon Kirchheim; vereadores e representantes de entidades da sociedade civil organizada.