Na última terça-feira, o deputado estadual Lucas Redecker visitou o San Diego Advanced Water Purification Facility, na Califórnia. A visita tinha por objetivo conhecer o processo de purificação de água, que é modelo na região. Desde a semana passada, Redecker está na Califórnia, nos Estados Unidos, onde está fazendo diversas visitas e participando de encontros, com a finalidade de trazer experiências para o Rio Grande do Sul, nas áreas de infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana e parcerias público-privadas (PPPs).

A estação usa como matéria-prima a água do esgoto produzido pela cidade, que depois de passar por inúmero processos de purificação, sai limpa e cristalina. O grau de pureza é tão alto, que a água precisa receber a adição de sais minerais, que são perdidos no processo de purificação. Depois disso, a água volta ao meio ambiente, onde é empregada na irrigação de fazendas, parques e jardins. São tratados, em média, um milhão de galões diariamente.

Redecker disse que San Diego enfrenta diversas adversidades para ter acesso à água e que a atitude da população e do governo diante da escassez é exemplar. “Eles tem consciência quanto à necessidade do uso racional da água e tem leis que punem o desperdício”, afirmou Redecker, que está buscando projetos e parcerias junto aos americanos e que possam ser empregadas no RS. “Eles estão saindo agora de um período de racionamento de dois anos. No Rio Grande do Sul isso ainda não é uma realidade frequente”, afirmou.