Na manhã desta quinta-feira, 10, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência comitiva de lideranças de Encruzilhada do Sul. Formada pelo secretário-geral e pelo presidente municipal do PSDB, Gilson Soares e Italo Andrade, respectivamente, e dos vereadores suplentes, Renan Andrade e Jonas Rosales, a comitiva veio discutir a situação energética do município com a área técnica da CEEE. A Subestação Encruzilhada do Sul possui um transformador de 8 MVA, o que suporta a atual carga do sistema, mas impossibilita novos investimentos na região. Além disso, reclamam da demora no reestabelecimento de energia após o temporal do final do mês passado.

Para o secretário Lucas Redecker, a potência energética é essencial para o desenvolvimento econômico e social da região. “Sem energia para abrigar novos investimentos, os municípios gaúchos não conseguem aumentar sua produção. Para atender a demanda região, a equipe técnica da CEEE está providenciando a troca do transformador de 8 MVA, por outro de capacidade superior (12,5 ou 25 MVA)”, disse.

A região também tem enfrentado problemas no religamento de energia, após o temporal do final do ano passado, que afetou a Linha de Transmissão 69, que liga SE Encruzilhada do Sul e SE Camaquã. A CEEE reconhece as dificuldades que enfrenta após fenômenos naturais como esse, e faz reajustes pontuais para melhorar o serviço para a população, favorecendo a implantação de novos empreendimentos na região.