Os deputados estaduais membros da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa aprovaram na manhã desta terça-feira (08), o pedido de audiência pública do deputado estadual Lucas Redecker, para tratar sobre as obras da ponte na Avenida dos Municípios, que estão paradas. A reunião será realizada na Assembleia Legislativa, mas ainda não tem data definida. Serão convidados para participar o DAER, a Secretaria dos Transportes, a empresa responsável pela obra, além de prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios interessados, além de entidades de classe.

Ao defender a aprovação do requerimento, Redecker argumentou para os colegas deputados que a obra vem se arrastando há décadas, sem que tenha sido concluída. “Essa ponte é esperada há mais de 20 anos e atravessou vários governos. Ela é o símbolo do descaso do Estado com o Vale dos sinos. A responsabilidade pela conclusão da obra veio parar neste Parlamento, então é importante deixar claro o que está acontecendo, como vai se desenrolar e quando vai terminar esta obra”.

A ponte sobre o arroio Pampa tem 44 metros de comprimento e 12,6 m de largura. O investimento é de R$ 1.198.218,55 milhões do Tesouro do Estado. A ponte é importante para a região do Vale do Sinos, porque liga os municípios de Sapiranga, Campo Bom e Novo Hamburgo a partir do acesso pela ERS-239. Ao longo das duas décadas de espera, vários entraves ocorreram, como uma disputa judicial na desapropriação da área de terras, o deslocamento de uma rede elétrica, além da necessidade de ajustes essenciais no projeto.

A última justificativa para a interrupção das obras é de que a empresa responsável está no Cadin (espécie de SPC das empresas).