O secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, esteve no município de Estrela, na noite de segunda-feira (02), onde participou de reunião conjunta do PSDB e PP. Na pauta do encontro estava a crise econômica do Rio Grande do Sul e as demandas no setor energético do Vale do Taquari.

Redecker enfatizou que o Vale do Taquari tem um imenso potencial para a geração de energia, especialmente no que tange as fontes hídrica, de biomassa e fotovoltaica. Com relação as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), o secretário afirmou que os projetos da região estão sendo acompanhados de perto pela secretaria, sendo que alguns estão na lista de prioridades.

Citou ainda a aprovação do projeto de lei que estimula a produção do biometano no Estado, aprovado na semana passada na Assembleia Legislativa, e o quanto isso pode beneficiar a região, uma vez que os dejetos gerados pela avicultura, suinocultura e gado leiteiro – algumas das principais atividades do agronegócio local – podem ser convertidas em energia ou combustível. Pela proposta, argumentou o secretário, a Sulgás dá garantia de compra do gás por um período de 20 anos, sendo que a comercialização se dará na mesma região onde foi produzido.

O secretário ainda aproveitou a ocasião para falar sobre a geração de energia a partir da fonte fotovoltaica (luz do sol), que ganhou um importante incentivo com a adesão do Rio Grande do Sul ao convênio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que isenta do pagamento de ICMS a geração de energia a partir da fonte fotovoltaica, tanto para consumo residencial como industrial.

Com relação as próximas eleições municipais, o presidente do PP de Estrela, Alfredo Ignacio Barth, falou que o PSDB e PP estão em tratativas para uma eventual coligação para as eleições proporcionais deste ano. Afirmou que a decisão final será dos diretórios, mas que ambos os partidos deverão apoiar a reeleição do atual prefeito Rafael Mallmann.

foto: Secretário Lucas Redecker entre o presidente do PSDB, Henrique Lagemann, e o presidente do PP, Alfredo Ignacio Barth