O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, recebeu membros da Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra), na última quinta-feira (07). O encontro tinha por objetivo avaliar o projeto de lei de autoria do parlamentar, que pede a inclusão de informações nos cardápios de bares, restaurantes e estabelecimentos similares, sobre alimentos ou pratos que contenham glúten. A entidade colocou-se à disposição para contribuir no aperfeiçoamento da proposta. De acordo com o parlamentar, a próxima etapa é discutir o projeto com entidades e a sociedade. 

A doença celíaca 

Ainda pouco conhecida, seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios. Trata-se da doença celíaca, ou seja, a intolerância permanente ao glúten. A doença celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Devido a exclusão total de alguns alimentos ricos em carboidratos e fibras, a dieta do celíaco habitualmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carbohidratos (massas sem glúten, açúcares, etc).

 O que é o glúten ?

É a principal proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada, e no malte (subproduto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são “partes do glúten”, que recebem nomes diferentes para cada cereal. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.