PrisaoO deputado estadual Lucas Redecker voltou a falar sobre as condições de segurança do presídio de Novo Hamburgo. Durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, ele criticou o governo do Estado por não dar o suporte necessário para evitar as fugas frequentes. “Os trabalhadores da segurança pública se esforçam para cumprir o seu papel mas, infelizmente, na ponta, quando deveriam contar com um esforço do Estado, isso não acontece”, disse.

A manifestação do parlamentar foi motivada na fuga de mais dois presos esta semana, pegos pulando o muro e saindo do presídio para cometer um assalto em um mercado próximo. De acordo com Redecker, a Polícia Civil se esforça, prende os bandidos e os leva para o presídio, mas, eles acabam retornando para a rua. “O policial, muitas vezes, já conhece o bandido. Ele sabe quem é, o que está fazendo, onde mora e aonde vai agir. Mas a segurança pública não tem condições de manter aquele elemento preso, principalmente quando se trata do presídio de Novo Hamburgo” diz.

Redecker cobrou providências da Secretaria Estadual da Segurança Pública e sugeriu que o presídio seja reformado, para dar mais segurança à comunidade. “A população está apreensiva. Quem mora em volta do presídio tem medo de sair para a rua porque, diariamente, presos do regime semiaberto pulam para fora, indo e voltando na hora que querem”, desabafa o parlamentar.