Mais de 20 lideranças, entre deputados, prefeitos, vereadores e empresários estiveram reunidos na Secretaria dos Transportes e Mobilidade, para tratar sobre a pavimentação do trecho de oito quilômetros da RS 129, ligando os municípios de Roca Sales e Colinas, no Vale do Taquari.

De acordo com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, que liderou a delegação, a conclusão da RS 129 é um projeto coletivo e fundamental para o desenvolvimento da região alta do Vale do Taquari. “Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que afetam todas as secretarias de Estado, temos que priorizar alguns pleitos, e gostaria que essa demanda estivesse entre as prioridades”, argumentou Redecker para o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.  Redecker ainda lembrou que junto com a RS 129 há a necessidade de duplicação das RS 453/130/129, entre Venâncio Aires e Muçum.

O Prefeito de Roca Sales, Nélio José Vuaden, afirmou que a estrada pavimentada é importante não apenas para o fluxo de veículos, mas também para exploração do potencial turístico da região e escoamento da produção, uma vez que ao longo dela estão instaladas empresas importantes, como um abatedouro de peixes, duas empresas de cerâmicas, produção de mais de um milhão de aves por lote e de leite, entre outros. “Essa ligação vai aproximar a região da Serra e os municípios da região alta a Lajeado, além de ser uma rota alternativa para a RS 130, que está sobrecarregada”, afirmou. De acordo com o prefeito ainda, o acesso também encurtará a distância para alunos que estudam na Univates.

O Secretário Pedro Westphalen destacou que vai fazer o máximo que estiver ao seu alcance para finalizar a obra, por entender a importância da região para a economia gaúcha.

Entre as presenças na reunião estavam também os prefeitos Alvimar Luiz Lisot (Doutor Ricardo), Paulo Costi (Encantado), Marcelo Portalupi (Vespasiano Correa), Luis Fernando Schimdt (Lajeado), vice-presidente da Cooperativa Languiru, Renato Kreimeyer, além do presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum; a secretária-adjunta de turismo, Gabriela Markus e os deputados Mauricio Dziedricki e Zilá Breitenbach.

Entenda o caso

O trecho compreendido pelo município de Colinas já está pavimentado, restando apenas os oito quilômetros de Roca Sales. O custo da obra está estimado em R$ 6 milhões. Depois de pronta, a rodovia deverá encurtar em mais de 20 quilômetros a distância entre a região alta e baixa do Vale do Taquari, que além de melhorar a trafegabilidade da estrada, deverá favorecer a exploração do potencial turístico da região, uma vez que a estrada margeia o rio Taquari.