O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, acompanhado dos deputados Adilson Troca e Pedro Pereira, recebeu integrantes do Movimento Tucanafro, na tarde desta terça-feira (20). A visita do grupo aos parlamentares ocorreu no dia Nacional da Consciência Negra e tinha por objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma maior presença dos negros na política, para os propósitos do movimento, entre outros. Confira abaixo a íntegra do documento entregue: 

MANIFESTO 

Porto Alegre, 20 de novembro de 2012.

Excelentíssimos Senhores Deputados, 

Hoje se comemora o dia da Consciência Negra, esta data tão importante que nos remete a um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos do nosso país. 

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão, pois nossos direitos foram roubados. 

Neste dia 20 de novembro, temos a valorização de um líder negro em nossa história, o grande guerreiro e libertador Zumbi dos Palmares e, nos dias de hoje, temos como líderes a mais recente reeleição do Presidente da maior potencial mundial, Barack Obama, a eleição da primeira prefeita negra, Tânia Terezinha da Silva, em Dois Irmãos, uma terra de colonização onde menos de 2% da população são negros, assim como amanhã teremos um presidente negro a assumir a mais alta corte do Supremo, o ministro Joaquim Barbosa. Mas, infelizmente, estes destaques ainda são exceções, pois nossa população é mais pobre e sofre todas as mazelas da pobreza com a falta de acesso. Tods as pesquisas mostram que somos somente 20% de qualquer estatística. 

O Tucanafro foi criado em 24 de julho de 2008 na Assembleia Legislativa e teve a aprovação da Executiva Estadual, presidida pela deputada Zilá Breitenbach. Este movimento foi criado com o intuito de fortalecer o PSDB com a participação de negros, negras e simpatizantes da cultura afro-brasileira, trazendo uma concepção inovadora de fazer política. Mais que uma legenda partidária, o Tucanafro se propõe a ser uma referência no cenário político, porque renova ao entender e considerar a diversidade multirracial, socioeconômica, cultural, e o eixo complexo político-partidário que se arrasta na atualidade, aonde velhos conceitos são vértices ainda que continuam sustentando a desigualdade e exclusão social da comunidade negra. 

As diretrizes nas quais se pautam os objetivos do Tucanafro, o coloca em tempo real com a comunidade que representa, portanto, a sua atuação passa pelo desafuo de se consolidar dentro do PSDB do Rio Grande do Sul, pois precisamos de apoio de nossos Deputados, e de nossa Executiva para expandi-lo Rio Grande afora. 

A proposta extrapola as paredes da legenda partidária ao buscar na própria sociedade elementos para que com ela possa discutir, conscientizar e formar cidadãos, privilegiando as chamadas “minorias”, visto a falta de tradição dos partidos brasileiros em tratar as questões multirraciais, notadamente dos afro descendentes. Precisamos ocupar os espaços. Precisamos ter presença tanto no Legislativo como no Executivo. 

O Tucanafro inova conceitos quando sai dos compartimentos desenhados para a atuação política e se coloca junto à população, acompanhando as suas necessidades, anseios e ritmo. Seu objetivo maior é estar disseminando o conceito de cidadania na população negra e simpatizantes da causa. 

Salve Zumbi dos Palmares!