O deputado estadual Lucas Redecker esteve em audiência com o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, na tarde desta terça-feira (11). Redecker foi ao encontro do governador para conhecer melhor a experiência paulista com as Parcerias Público-Privadas (PPPs). A intenção do deputado é trazer o conhecimento e o know-how paulista para o RS e debater os prós e os contras de possíveis PPPs no RS.

Alckmin cumprimentou a iniciativa do parlamentar e disse, com orgulho, que a primeira PPP no país foi executada em SP, através da construção da Linha 4 do metrô. Entre todas as vantagens que essa modalidade de transporte público apresenta, soma-se também, disse o governador, o fato de que ela está imune a greve dos metroviários, uma vez que a construção e administração do metrô está aos cuidados da iniciativa privada.

Alckmin colocou à disposição do RS toda a experiência que o estado paulista tem nessa área e destacou que as PPPs podem ser boas ou ruins, dependendo da contrapartida do poder público. “As Parcerias Público-Privadas só fazem sentido se servirem e forem úteis à comunidade”, disse. De acordo com o governador ainda, o governo de São Paulo designou 3% da Receita Corrente Líquida para as PPPs, sendo que desse montante apenas 7% foi gasto até o momento.

Redecker disse que saiu convicto do encontro de que, se bem feita, a PPP pode alçar a infraestrutura do RS para um novo patamar e que São Paulo tem exemplos excelentes que demonstram como as PPPs podem ser vantajosas para a sociedade.

Diante das dificuldades financeiras do Estado e a crescente demanda por investimentos, principalmente na área de infraestrutura, Redecker propôs na Assembleia Legislativa a instalação da Frente Parlamentar de Fomento às Parcerias Público-Privadas. O parlamentar vê nas PPPs a possibilidade de dar-se uma resposta mais rápida às demandas da sociedade, uma vez que o setor público tem dificuldades de acompanhar a velocidade das inovações e demandas que ela tem.