O deputado estadual Lucas Redecker esteve no município de Salvador do Sul, na última sexta-feira (11), onde participou da 9ª Festur, realizada no Parque Affonso Christóvão Wallauer e que contou com a presença de mais de quatro mil pessoas na abertura do evento. Redecker foi recepcionado pelo vereador Paulo Zílio, que o acompanhou na visita aos estandes e expositores.

A programação do ato teve início com uma celebração ecumênica na Igreja Matriz Três Santos Mártires das Missões. Em seguida, o público e as autoridades se concentraram no pavilhão de shows para acompanhar a solenidade de abertura da festa.

Para Redecker, eventos como este, promovido pelo município de Salvador do Sul, servem para mostrar não apenas o potencial que a cidade tem, mas também para movimentar a economia e o turismo de toda a região. O parlamentar cumprimentou os organizadores da Festur pela iniciativa e a organização e colocou-se novamente à disposição do vereador Zílio para trabalhar pelas demandas de interesse do município.

O coordenador do evento neste ano, vereador Edelson Holdefer, salientou a importância do apoio da comissão organizadora, da ADC, da rainha Joseane Mossmann de Moraes e das princesas Kellin Walke e Josiele Gehring, dos patrocinadores e da comunidade. “A Festur é o grande momento de mostrar o que somos, a nossa força, o nosso progresso. É uma festa de toda a comunidade salvadorense”, afirmou.

Em seguida, foi aberto espaço para uma homenagem à passagem do centenário de nascimento de Affonso Christóvão Wallauer. Nascido em 6 de setembro de 2011, Wallauer abriu um dos primeiros estabelecimentos comerciais do município, a Casa Comercial Wallauer, que acabou se transformando nas Lojas Wallauer (atualmente Lojas Solar). Com seus filhos, participou da fundação da Frangosul (atual Doux). Ele faleceu em 2002, aos 90 anos.

Antes do corte da fita colocada no portão de acessão ao ginásio poliesportivo, onde ocorre a exposição comercial e industrial da Festur, a prefeita Carla Maria Specht projetou o evento como sendo uma mostra “da grande fartura cultural de Salvador do Sul”.