O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, reuniu-se com o presidente do PSDB de Quaraí, André Pinto, e o vereador do município, Fabrício Alves (PP), na manhã desta terça-feira, 07. Na ocasião, as lideranças sugeriram a criação de um seminário sobre energia eólica para aproveitar o potencial dos ventos da região.

Segundo o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, a SME trabalha constantemente em busca de incentivos para o desenvolvimento e para explorar os potenciais energéticos das regiões do estado. “Foi exatamente por isso que desenvolvemos o Atlas Eólico, para que as regiões conheçam seus potenciais e possam trabalhar para explorá-los. Faremos o possível para auxiliar a população de Quaraí a realizar esse seminário”, disse.

Segundo dados do Atlas Eólico, produzido pela Secretaria de Minas e Energia, na região, os ventos atingem de 7,5 m/s a 8,5 m/s a 100 metros de altura. A capacidade instalável para a área é estimada em 23 GW em locais com ventos acima de 7,0 m/s, a 100 metros de altura. Por se tratar de uma região onde já existem parques eólicos em funcionamento, torna-se possível a conexão ao Sistema Interligado Nacional por meio das subestações Cerro Chato, Livramento 2, Alegrete e Uruguaiana, todas conectadas a linhas de transmissão de 230 kV.