DSC_0028_
DSC_0127_
O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência, nesta quarta-feira (11), o presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Enfermeiro Vilmar (PR), e o vereador Jorge Tatsch (PPS), para tratar dos problemas enfrentados pela população de Novo Hamburgo com relação ao fornecimento de energia elétrica.

Eles relataram as conclusões da CPI da AES Sul na Câmara e destacaram as interrupções frequentes e longas no fornecimento de energia, além da demora no atendimento. “A demora na resposta é muito grande. Não estamos esperando apenas ajuda, queremos ver o que podemos fazer para ajudar”, afirmou o vereador Vilmar.

Já o vereador Jorge Tatsch manifestou preocupação quanto as perdas geradas pela falta de luz. “As interrupções frequentes, mesmo que momentâneas, causam danos aos equipamentos eletrônicos – e nem sempre é possível comprovar que o dano foi causado pela energia, o que é necessário para o ressarcimento. Quando da interrupção por um período maior, a população em geral e, em especial, o pequeno comércio têm prejuízos devido à falta de refrigeração de alimentos perecíveis”.

Redecker disse que, assim como a Câmara de Vereadores, também a Assembleia Legislativa realizou uma CPI – presidida por Redecker em 2014 – para apurar onde estão as falhas. Segundo ele, a secretaria não tem poder de punir a concessionária, por se tratar de uma concessão federal. “Mas podemos fazer pressão”, afirmou.

REUNIÃO COM A AES SUL – Na tarde desta quarta-feira (11), Redecker recebeu em audiência Antônio Carlos de Oliveira, diretor de Distribuição da AES Sul e Newton Augusto dos Santos, gerente de Processos e Projetos. O secretário apresentou aos diretores extensa pauta de reivindicações e colocou a secretaria à disposição para ajudar na solução dos problemas. Os diretores comprometeram-se em manter um canal de comunicação permanente com a secretaria para a recepção de demandas relacionadas com a área de atuação da AES Sul.