Na manhã desta terça-feira (18) foi realizada reunião na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), para tratar sobre o aproveitamento da energia elétrica excedente produzida pela Cambará Celulose, instalada no município de Cambará do Sul. Uma comitiva formada por deputados estaduais, prefeitos e representantes da CEEE participou da audiência com o titular da Seinfra, secretário Beto Albuquerque. Um grupo técnico formado na ocasião terá como missão avaliar as possibilidades existentes para a comercialização da energia elétrica. 

O deputado estadual Lucas Redecker esteve presente no encontro e voltou a destacar que a indústria desempenha um papel importante não apenas para a economia da região, mas também do ponto de vista ambiental, uma vez que ela processa os resíduos excedentes da produção de madeira de Cambará do Sul e de toda a região. De acordo com Redecker, são produzidas diariamente mil toneladas de biomassa, que depois de processada é transformada em energia. “Fomos muito bem recebidos pelo secretário Beto Albuquerque e pelos representantes da CEEE, que agora vão buscar a melhor alternativa para o aproveitamento desse potencial”, disse o parlamentar após o encontro. 

A Cambará Celulose é hoje responsável por 82% do retorno de ICMS do município, além de gerar 360 empregos diretos e consumir cerca de 100 mil hectares de pinus na região. 

Participaram do encontro também o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB); o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB); os prefeitos de Cambará do Sul, Aurélio Alves de Lima, e de Bom Jesus, José Paulo de Almeida; o vereador de Bom Jesus Cassiano Subtil; o representante da Cambará S.A. Erivaldo Pasquali; o chefe da Divisão de Comercialização da CEEE, José Carlos Gonçalves da Silva, o assistente executivo da Presidência da CEEE, Alessandro Gomes Preissler; e o secretário-adjunto da Seinfra, Claudemir Bragagnolo.