DSC_0082
Durante os próximos 30 dias, a AES Sul fará um levantamento na comunidade de Rincão do Sobrado, interior de Passo do Sobrado, para avaliar a demanda de energia e se há problemas na rede. Nesta terça-feira (18), uma comitiva formada pelo deputado estadual Marcelo Moraes e por lideranças do município estiveram reunidas com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, tratando sobre o assunto.

O deputado reclamou que foram realizadas reuniões com a concessionária sem que a demanda da comunidade tenha evoluído, ao que a representante da AES Sul, Paula Fagunes de Lima, informou que os investimentos em rede trifásica são, por determinação da própria Aneel, obrigatoriedade do consumidor e não da concessionária. A empresa prontificou-se em fazer o levantamento do que precisa ser feito e, se for de responsabilidade da AES Sul, corrigirá os problemas.

O vereador Itamar Dettenborn disse que a falta de condições para produzir vai levar o produtor, consequentemente, a abandonar o campo. “Às 15h30min da tarde de segunda-feira não havia mais luz. A essa hora do dia, sem que nenhum equipamento estivesse ligado”, enfatizou o vereador.

Redecker pediu cópia do levantamento que será efetuado pela concessionária e designou um técnico para acompanhar a demanda permanentemente. O secretário ainda informou que está em fase de preparação um programa para levar luz trifásica ao campo, que deverá ser apresentado nos próximos dias, durante a Expointer. De acordo com Redecker, dos 161 mil quilômetros de rede existentes no meio rural gaúcho, apenas 59 mil são de luz trifásica.

Participaram da reunião também Delmir Gonçalves, da AES SUL; Cristiano Guedes da Silva, da AES SUL; José Loureno Baierle, vereador de Passo do Sobrado e João Carlos Fioravante, representante da comunidade.