Em cerimônia realizada no início da tarde desta terça-feira (10), no Salão Júlio de Castilhos, foi instalada a Frente Parlamentar Pró Aeroporto 20 de Setembro. A iniciativa de criar a Frente Parlamentar surgiu durante recente reunião dos deputados estaduais do Vale dos Sinos com lideranças regionais. A gestão da Frente será compartilhada entre os cinco deputados estaduais do Vale dos Sinos, sendo que no momento, o presidente é o deputado Giovani Feltes. 

O líder da Bancada do PSDB, deputado Lucas Redecker, lembrou da luta do presidente do Grupo Sinos, Mário Gusmão, para a construção do aeroporto e as diversas iniciativas já realizadas neste sentido. Redecker lembrou que em 2011 realizou audiência pública sobre o tema na AL e esteve reunido com a diretoria da Secretaria da Aviação Civil, que manifestou o seu total apoio à obra. 

Redecker ressaltou que o aumento da demanda do Aeroporto do Salgado Filho é o principal fator que levou alguns setores a buscar alternativas para o tráfego aéreo gaúcho. “Com a reforma do Salgado Filho para a Copa do Mundo ele terá capacidade de receber 8 milhões de passageiros, porém a previsão é que sejam recebidos 10 milhões de usuários”, explicou. “O aeroporto 20 de setembro tem condições de já nascer com duas pistas e uma grande área que já capacita para a recepção não só de passageiros mas de cargas. Atualmente estas cargas não tem capacidade de chegar em determinados destinos. Com a construção do Aeroporto 20 de Setembro esta realidade será mudada, fomentando assim a economia do nosso Estado. Esta é a principal importância de trazer este debate para dentro do Parlamento gaúcho, que é um dos provedores de desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, completou. 

O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, entende que a construção de um novo terminal aeroportuário moderno é uma necessidade premente para o Rio Grande do Sul, pois o Salgado Filho, mesmo ampliado, tem sua capacidade limitada tanto para o transporte de cargas quanto de passageiros. “Nosso governo está engajado nesta causa. Não é o secretário de Infraestrutura que disse que o Aeroporto Salgado Filho estará esgotado em oito anos. Quem diz isto e reitera é o próprio presidente da Infraero. Se queremos um Estado com a logística aeroportuária resolvida, precisamos começar agora esta caminhada”, frisou o secretário. 

O que é o Aeroporto 20 de Setembro? 

Batizado provisoriamente de 20 de Setembro, o novo aeroporto internacional poderá ser construído entre os municípios de Portão e Nova Santa Rita, há quase 30 km de Porto Alegre. Há um estudo pronto, coordenado por um grupo de trabalho denominado 20 de Setembro, que prevê a utilização de uma área de 2,5 mil hectares para a construção do novo aeroporto. 

De acordo com o deputado Lucas Redecker, o local oferece algumas vantagens em relação ao Aeroporto Salgado Filho. Na área onde deverá ser erguida a obra, não haverá os problemas de neblina que hoje o Salgado Filho enfrenta, principalmente pela manhã e à noite. Outra vantagem, diz Redecker, é a previsão de construção de duas pistas – uma para decolagens e outra para pouso. As pistas seriam também mais longas que as atuais do Salgado Filho, o que daria condições de receber voos internacionais. Além disso, o aeroporto ficaria a 29,3 km de Porto Alegre, a mesma distância que tem o aeroporto de Guarulhos de São Paulo e a exemplo do aeroporto de Confins, que fica a 40 km de Belo Horizonte. 

Conheça algumas das principais características do novo aeroporto  

– Previsão de construção de duas pistas – uma de 3,2 mil metros e outra com 2,7 mil metros – – mais longas que a atual do Salgado Filho
– Condições para receber voos internacionais e atuar no transporte de cargas
– Condições para receber até 30 milhões de passageiros por ano
– Localização intermediária entre SP e Buenos Aires
– Terá condições para pousos e decolagens com qualquer situação climática
– Estará localizado a 19 quilômetros da Arena do Grêmio