O líder do PSDB, deputado Lucas Redecker, e o deputado estadual Adilson Troca receberam, durante audiência na tarde de quarta-feira (15), o vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Lairton Hauschild, o presidente da Sociedade Hospital São Gabriel Arcanjo, Carlos Dante e o administrador do hospital, Celso Weisheimer. As lideranças estão em busca de recursos para ampliação do hospital. 

De acordo com o vice-prefeito, “de um modo geral os hospitais filantrópicos buscam dinheiro para quitar dívidas. No Hospital São Gabriel Arcanjo é o contrário, as contas estão em dia e estamos em busca de dinheiro para investimentos”. 

Atualmente, explicou o administrador, o hospital tem três andares e precisa de um elevador, para permitir o deslocamento de pacientes em macas. “No primeiro pavimento está a recepção, a sala de espera, administração, cozinha, sala de observação, leitos, ambulatórios, salas de emergência e três quartos com sete leitos, enquanto no segundo andar está o posto de enfermagem, bloco cirúrgico e 19 leitos”, explicou Weisheimer. 

Já o presidente da sociedade mantenedora do hospital, Carlos Dante, informou que a entidade atende cerca de 950 pessoas por mês, 24 horas por dia, além de oferecer serviços de ambulatório, Raio-X, laboratório de análises e internações de clínica geral, pediátrica e obstetrícia. 

Redecker prontificou-se em ajudar e aproveitou para informar às lideranças que está tramitando na Assembleia Legislativa projeto de lei de sua autoria, que concede aos hospitais filantrópicos isenção do pagamento de ICMS das contas de água, luz, telefone e gás, como forma de amenizar os graves problemas financeiros que os hospitais filantrópicos enfrentam. 

Por sugestão do deputado Adilson Troca, o documento entregue pelas lideranças também foi protocolado junto a Comissão de Saúde e Meio Ambiente.