Em ato realizado na Câmara de Vereadores de Encantado na noite de quinta-feira (29), foram abonadas as fichas de ingresso no PSDB do ex-prefeito Adroaldo Conzatti e do ex-vereador Irno Pretto. Mais de 60 pessoas, entre amigos e admiradores das duas lideranças, participaram do encontro, que contou ainda com a presença da Executiva do PSDB no RS. 

O presidente do diretório municipal, Waldemar Dullius, disse que o ato entra para a história de Encantado. “Hoje vai ser um dia marcante no Estado, porque estamos trazendo dois gladiadores para o PSDB”, disse ele. 

De acordo com o vice-presidente da legenda no RS, deputado Lucas Redecker, o PSDB precisa ter candidatura própria à prefeitura de Encantado e uma nominata forte para a Câmara de Vereadores. “Ano que vem eu quero vir aqui e ver a foto dos vereadores da bancada do PSDB aqui na parede”, disse apontando para a galeria de fotos dos vereadores. Em relação à filiação de Conzatti e Preto, Redecker disse que está feliz pelo ingresso das duas lideranças, que são qualificadas e orgulhariam qualquer legenda. Falou também que tem certeza que o Vale do Taquari, em comparação com outras regiões do Estado, será a que mais prefeitos irá eleger no ano que vem e que é determinação da Executiva nacional do partido, que todos os municípios onde há diretórios instalados tenham candidatura própria. Por fim, disse que o partido cansou de ser coadjuvante. “Cansamos de andar na garupa e agora chegou o momento de segurarmos as rédeas e definir o rumo do nosso partido estadual e no município”. 

Adroaldo Conzatti, ao se manifestar, disse que a decisão de ingressar no PSDB vem do desejo da mudança. “Queremos que Encantado tome um novo rumo e que tenha um foco diferente daquele que teve até hoje”. Já Irno Pretto, falou do estigma que carregou durante muitos anos por estar vinculado a um partido que não lhe dizia mais nada. Em relação a Encantado, afirmou que o município precisa de um novo movimento e de uma nova realidade. “Sempre servi à política e nunca me servi dela. Eu e o Conzatti não temos nenhuma estratégia, queremos apenas o crescimento de Encantado”, concluiu. 

Após os pronunciamentos, as duas lideranças assinaram juntas a ficha de ingresso no PSDB, abonada pelos deputados. Conzatti deixou o PMDB e Irno Pretto o PP.