O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência representantes da Empresa Global Upcycle, a convite do secretário do Esporte, Turismo e Lazer, Juvir Costella. Na ocasião, o diretor da Empresa, Juarez Vieira de Souza Filho, apresentou o projeto da Global, que transforma resíduos urbanos, hospitalares e comerciais em energia. Além disso, a empresa também recicla esses dejetos transformando-os em adubo bio-orgânico, combustível sólido, bio diesel, madeira e querosene sintéticos.

Para Redecker, iniciativas como essa são importantes por aumentar o potencial energético do Estado, que já trabalha nesse sentido com a criação do RS Gás, programa da SME que estimula a produção de biogás e biometano a partir da biomassa. “Além disso, a produção de energia e insumos a partir do lixo urbano soluciona outro problema, o descarte do lixo”, ressalta.

O diretor da Global, Juarez Vieira de Souza Filho, diz ainda que isso dará longevidade ao aterros sanitários das cidades que aderirem ao processo da empresa. “Por exemplo, um aterro que tiver hoje uma vida útil de 10 anos, a partir da implementação do processo de reciclagem desses resíduos, durará 60 anos”, explica.

Participaram também da reunião a diretora da Global Upcycle, Andrea Magali Ayres, o diretor da empresa EKT, Helmut Johan, e o diretor de Planejamento e Programas da Secretaria de Minas e Energia, José Francisco Braga.