O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência o diretor de Engenharia da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio e o diretor de Operação, Celso de Andrade Neves Brites. Eles apresentaram o projeto de expansão do sistema de transmissão de energia elétrica da companhia no RS para o período compreendido entre 2015 e 2018 e pediram o apoio da secretaria junto à Secretaria de Meio Ambiente do Estado, para que esses investimentos possam se concretizar.

A Eletrosul, explicou Custódio, tem hoje na sua carteira de prospecção, projetos nos segmentos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), eólica e solar. Na geração de energia eólica, por exemplo, a empresa é a maior investidora da Região Sul e um dos maiores do país. Somente no RS estão sendo investidos aproximadamente R$ 3,9 bilhões em empreendimentos que totalizarão 800 MW de capacidade instalada. Atualmente, são 13 estações anemométricas instaladas e 17 em fase de implantação.

Os dois diretores ainda destacaram que até o final de 2018 estão previstos investimentos da ordem de R$ 3,3 bilhões no RS. “É um investimento grandioso, pois representa 30% dos ativos da empresa ao final de 2013”, afirmou.

Redecker afirmou que o papel da Secretaria de Minas e Energia é trabalhar para que estes e outros investimentos se concretizem. “Obrigado por acreditarem e apostarem no Rio Grande do Sul”, afirmou. O secretário colocou a secretaria à disposição para o que for necessário e afirmou que a Eletrosul será muito importante para os investimentos e as parcerias futuras que o governo do Estado pretende estabelecer.