DSC_0036 (1)
Na manhã da terça-feira (8), foi realizado o ato de assinatura do termo de compromisso para compra e venda de carvão mineral com a Ouro Negro Energia. O ato aconteceu na sede da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), em Porto Alegre, com a presença do secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, do presidente da Ouro Negro Energia, Silvio Marques, bem como do diretor Administrativo da CRM, Ricardo Moura e do Diretor Presidente da CRM, Edivilson Brum.

Redecker voltou a enfatizar que o carvão mineral é uma das maiores riquezas do Rio Grande do Sul, pois o estado detém 90% das reservas nacionais deste mineral. Destacou ainda que as novas tecnologias minimizam os impactos ambientais e que é preciso ver neste mineral uma oportunidade de negócios e de trazer desenvolvimento para o RS. “Eu sou um dos maiores entusiastas do carvão gaúcho. É um bem precioso que nós temos e que precisamos melhor aproveitar. Aliado a isso, a tecnologia evoluiu muitos nos últimos anos e minimiza o impacto ambiental”, acrescentou.

O presidente da Ouro Negro, Silvio Marques, afirmou que é uma honra para a empresa ter sido tão bem recebida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em relação ao projeto de geração de energia térmica através do carvão, e completou ressaltando que este é, até o momento, um dos únicos empreendimentos que participará do leilão de energia em janeiro de 2016. “Nós idealizamos a empresa sempre com foco no desenvolvimento regional, com o aproveitamento de suas riquezas e recursos humanos”, enfatizou ele, que também pontuou o propósito de fazer uma empresa que dará muito orgulho para o Estado e contribuirá com a segurança energética do país.

Com a assinatura do termo com a Ouro Negro, o Diretor Presidente da CRM, Edivilson Brum, acredita que dar-se-á um grande salto econômico, não só para a carbonífera, como também para o estado e, especialmente, trará geração de emprego e renda para uma região um tanto quanto inibida industrialmente. “Isso vai ao encontro do nosso objetivo: diversificar a nossa carteira de clientes e gerar emprego e renda para a comunidade”, finaliza ele.