Na manhã desta segunda-feira, 05, aconteceu a segunda reunião do Comitê Gestor do Programa RS Energias Renováveis, programa destinado ao desenvolvimento do setor elétrico regional, através do incentivo às fontes renováveis aqui existentes, visando a diversificação da matriz elétrica e a autonomia energética. Na ocasião, foi discutido o primeiro Termo de Adesão enviado ao programa e a Secretaria de Minas e Energia realizou uma breve apresentação sobre mini e microgeração de energia, que a partir da adesão do convênio do Confaz é livre da cobrança de ICMS no estado.

Segundo o secretário Lucas Redecker, o RS Energias Renováveis estimula investimentos na geração de energias limpas por todo o Rio Grande do Sul, levando desenvolvimento as diversas regiões do estado. Redecker explica que a SME vem trabalhando assim desde que foi reativada no início 2015, pelo governo Sartori. “Por exemplo, na semana passada, lançamos o Atlas das Biomassas, que mapeia as condições de produção de biogás e biometano em solo gaúcho. Além de gerarmos gás e energia, também damos uma solução nobre aos dejetos agrícolas”, completa.

O Programa RS Energias Renováveis, que foi lançado no mês passado, teve seu primeiro Termo de Adesão entregue ao Comitê Gestor, que passou por análise do grupo nessa reunião. Trata-se de um empreendimento da Empresa Rio Ligeiro, no município de Santa Cecília do Sul, uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH), com potência instalada de 1 MW, e que irá gerar 70 empregos diretos.

Na ocasião, também ficou definido que o Comitê Gestor realizará reuniões mensais, que acontecerão toda primeira segunda-feira de cada mês.