O Comitê de Planejamento de Mineração do Estado do Rio Grande do Sul (Comergs) fará sua segunda reunião no dia 24 de fevereiro. O Comergs têm por objetivo mapear e conhecer as riquezas minerais do estado, a fim de atrair investimentos na área, já que o estado, atualmente, representa apenas 1% do mercado nacional no setor.

Na reunião, será apresentado o CPRM – Recursos Minerais do RS. Além disso, ocorrerá a definição dos subcomitês e suas atribuições. Esses subcomitês têm o objetivo de realizarem estudos em suas respectivas áreas, a fim de incentivar investimentos no setor, proporcionando o crescimento de diversas regiões do estado.

A separação dos subcomitês, que serão definidos nessa reunião, é um conjunto de sugestões da Secretaria de Minas e Energia e de empresas do setor. “Estamos assumindo um papel de protagonismo, para que a sociedade saiba de todas as nossas riquezas minerais, que não são poucas, e para que possamos agregar valor”, afirmou o secretário Lucas Redecker.

Saiba mais sobre o Comergs

A criação do Comergs estava entre as metas da secretaria a serem executadas em 2015, conforme consta no Acordo de Resultados. Ele é formado por representantes dos seguintes órgãos: Secretaria de Minas e Energia, Secretaria-Geral de Governo, Secretaria de Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, além de entidades do meio empresarial. O decreto autorizando a instalação, assinado pelo governador José Ivo Sartori, foi publicado no dia 02 de outubro.