A abertura da Cascata do Herval para exploração turística no município de Santa Maria do Herval foi tema de nova reunião de lideranças com o deputado estadual Lucas Redecker. O parlamentar recebeu os vereadores Rubia Reisdorfer e Luis Roberto Schneider, acompanhados do ex-vice-prefeito Adriano Lechner e Adriano Schneider.

Redecker informou às lideranças que há poucos dias a CEEE emitiu ofício informando cessão de uso de áreas da CEEE-GT para aproveitamento turístico, localizadas junto a Usina Hidrelétrica Herval é viável. Redecker disse que a CEEE espera agora o envio do projeto básico, para que possa fazer a análise de diversos aspectos do empreendimento, como a identificação do acesso ao local, locação das estruturas previstas (mirante, guaritas, cercas, sanitários, caminhos, etc), detalhamento da forme de controle e acesso a área, detalhamento do mirante, entre outros.

A vereadora Rubia Reisdorfer disse que neste momento está ocorrendo a Festa da Batata no município, ocasião em que os turistas poderiam visitar a cascata. Já o vereador Luis Roberto Schneider lembrou que a cascata é o símbolo do município, que está inacessível e localizada numa das regiões com maior potencial para o turismo no RS.

Redecker disse que vai continuar acompanhando a demanda da comunidade e reiterou que “todos os esforços necessários serão feitos para tornar esse pedido da comunidade uma realidade”.

Saiba mais

O município de Santa Maria do Herval possui mais de 50 quedas de água, sendo que, entre elas, destaca-se a Cascata do Herval, com 125 metros de queda livre. O local está fechado para visitação de turistas, pois nas proximidades funciona uma pequena central hidrelétrica de propriedade da CEEE. Em agosto de 2015, uma comitiva formada pelos secretários Lucas Redecker e Juvir Costella (então secretário do Turismo), junto com o presidente da CEEE e técnicos, visitaram a cascata e os locais que deverão abrigar espaços turísticos.