174082_G_
Dirigentes de associações empresariais manifestaram contrariedade ao projeto do Governo em audiência na manhã desta quinta-feira (13) com o presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossella (PDT) e deputados estaduais. Participaram do encontro as direções da Fiergs, Fecomércio e Farsul para tratar do índice de reajuste do piso regional gaúcho. As entidades discordam do percentual de 16% proposto pelo governo e solicitaram abertura de negociação.

O deputado estadual e líder do PSDB na Assembleia Legislativa, Lucas Redecker, lamentou que esse índice tenha sido apresentado pelo governo sem nenhuma conversa ou negociação com o setor empresarial e manifestou preocupação com relação aos impactos disso sobre a economia gaúcha. Ele salientou ainda que restam poucas sessões deliberativas no ano Legislativo e aconselhou as entidades a debater o tema com todas as bancadas da Casa na perspectiva de encontrar uma solução negociada que contemple tanto os anseios legítimos dos trabalhadores quanto dos empregadores.

O presidente da Assembleia Legislativa informou que a proposta de reajuste encaminhada pelo Governo do Estado, que tramita na Casa como PL 222/2014, está em regime de urgência e passa a trancar a pauta de votações no dia 16 de dezembro. Ele alertou que a única maneira de impedir que uma proposição deixe de tramitar é quando esta se mostra manifestamente inconstitucional.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor Müller, entregou aos deputados um documento expressando a contrariedade das entidades com o percentual de reajuste de 16% encaminhado pelo Poder Executivo. “O piso regional impacta em toda a cadeia produtiva e nos custos”, afirmou Müller ao destacar que a economia vive um momento de estagnação e que este percentual agravará a situação das empresas e da própria economia gaúcha. Müller lembrou ainda que apenas cinco estados da Federação, entre os quais o Rio Grande do Sul, implementam o piso regional, o que seria motivo de prejuízo ao estado.

Também manifestaram-se contrários ao percentual de 16% de aumento para o piso regional o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Ravaci Sperotto e o presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Sul (Fecomércio RS), Luiz Carlos Bohn. Também participaram do encontro o deputado Jorge Pozzobom, o vice-presidente da Fiergs Paulo Garcia e o vice-presidente da Fecomércio, Ibrahim Mahmud.