166178_G

A RGE está finalizando os estudos para definição do melhor local para a construção de uma subestação no município de Arvorezinha. A informação é do deputado estadual Lucas Redecker, que cobrou da concessionária, na reunião da CPI da Energia Elétrica desta segunda-feira (02), uma solução para os problemas no abastecimento de Arvorezinha e municípios vizinhos.

Redecker, que preside a CPI, questionou o diretor presidente da Rio Grande Energia (RGE) Ricardo Siufi sobre as dificuldades enfrentadas pelo município. “Quando há um problema na rede da região, a energia é realocada para Guaporé. Isso causa diminuição de carga e frequência de luz em Arvorezinha”, explicou. A empresa, por sua vez, não deu prazo para a conclusão da obra.

Oitiva na CPI

O diretor-presidente da Rio Grande Energia (RGE), Ricardo Siufi, destacou que a RGE atende a 64 municípios gaúchos e conta com 1.397.748 clientes, com duas regionais (Caxias do Sul e Passo Fundo). Ele sublinhou que os municípios atendidos pela RGE no estado estão localizados em regiões com grande concentração de produtores de frango e gado e que apresentam problemas, como a grande incidência de temporais e dificuldades de acesso asfáltico, que diminuem a agilidade em atender as demandas dos consumidores.

Siufi destacou que a empresa tem investido em novas tecnologias e sistemas de gestão e que para a ampliação e melhoramentos tem aumentado em 71% os investimentos no último período tarifário (2008-2012). Entre os investimentos estão a construção de quatro novas subestações, 31 subestações ampliadas, 173 quilômetros de novas linhas de transmissão, 4,9 mil quilômetros de rede de distribuição e a troca de 160 mil postes de madeira por estruturas de concreto.

Ao final da audiência, o presidente da CPI, deputado Lucas Redecker, destacou a importância dos depoimentos de representantes das concessionárias, a fim de que a Comissão tenha o maior número de elementos possíveis para compor seu relatório, que deverá ser remetido à Justiça e ao Ministério Público. Quanto ao depoimento dos representantes da RGE, Redecker salientou que foi proveitoso, embora algumas perguntas, em razão de seu detalhamento técnico, tenham ficado sem respostas. A RGE, entretanto, deverá enviá-las detalhadamente à CPI.

Audiência pública

O problema recorrente no abastecimento de Arvorezinha foi tema de audiência pública na Câmara de Vereadores no último dia 25 de abril, com a presença do presidente da CPI. Entre os problemas levantados pela comunidade estão as dificuldades de atendimento através do 0800, queda frequente no abastecimento e demora no retorno. Além disso, a população deseja a construção de uma subestação no município, uma vez que o abastecimento hoje se dá através da subestação de Soledade, acarretando problemas na transmissão entre as duas cidades.