Os secretários estaduais de Minas e Energia, Lucas Redecker, e da Saúde, João Gabbardo dos Reis, estiveram reunidos com representantes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e de hospitais de Porto Alegre, nesta quarta-feira (17). O objetivo é debater medidas que assegurem a manutenção do fornecimento de energia elétrica nessas instituições em eventos climáticos, a exemplo do vendaval registrado em Porto Alegre em 29 de janeiro deste ano. Entre outros, foram definidas como metas diversas ações preventivas para assegurar mais segurança e confiabilidade aos sistemas.

“As medidas são importantes para assegurar o abastecimento de energia nos hospitais, especialmente nas urgências e emergências, que, em casos de eventos climáticos devem acolher e atender possíveis vítimas”, avaliou Gabbardo.

Os hospitais passam a contar também com canal de comunicação direto com o gabinete de crise que pode ser acionado em situações semelhantes à ocorrida no final de janeiro deste ano. Será iniciado ainda estudo para implantação de redes ecológicas nos hospitais da Capital.

O secretário Lucas Redecker informou que as redes compactas e ecológicas utilizam cabo protegido com capa especial, que minimiza os efeitos do contato de galhos de árvores com a rede elétrica. Redecker adiantou que, até o final de 2016, estarão concluídas uma série de obras de ampliação e de implantação de novas subestações ligadas ao abastecimento da rede hospitalar em Porto Alegre.

Também participaram da reunião o assessor técnico da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Paulo Azeredos, o diretor executivo do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), Tibiriçá Rodrigues, e representantes de áreas técnicas e de infraestrutura da CEEE, da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul, e dos hospitais Moinhos de Vento, Mãe de Deus, Grupo Hospitalar Conceição, São Lucas (PUC/RS), Ernesto Dornelles, Divina Providência e Independência.