A emenda do deputado estadual Lucas Redecker ao Orçamento de 2013 do Estado, que destina R$ 3 milhões para a recuperação da bacia do rio dos Sinos foi acolhida pelo relator, deputado Marlon Santos. O parecer foi votado e aprovado na reunião da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da última quinta-feira (22). A peça orçamentária para 2013 deverá ser votada em plenário nos próximos dias e a expectativa é de que seja aprovada. 

A emenda é fruto da viagem que o parlamentar fez aos Estados Unidos em maio deste ano, onde foi buscar experiências bem sucedidas na recuperação e conservação das bacias dos rios San Diego e Colorado, que abastecem algumas das cidades mais importantes do estado da Califórnia. 

De acordo com Redecker, esse recurso vai permitir aos 32 municípios banhados pela bacia do Sinos elaborar projetos de recuperação de acordo com a necessidade de cada cidade. Redecker manifestou preocupação com a aproximação do verão e a possibilidade de estiagem e alertou também para a importância de uma conscientização maior sobre a necessidade de conservação dos nossos mananciais. “Os americanos tem uma legislação extremamente conservadora quanto ao desperdício de água, que lá é considerada um bem precioso. Temos muito a aprender com eles”, afirmou ele. 

Serão beneficiados com a emenda os seguintes municípios: Araricá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Caraá, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Três Coroas.